Ardes - Capítulo 009


A semelhança não era apenas física, as irmãs partilhavam de outras características, como inteligência e esforço, senso de justiça e objetividade. Mas havia diferenças, tanto no pensar quanto no agir. Bruna entendia que, de justa maneira, as pessoas colhiam o que plantavam e que, quanto mais cedo e mais rápido semeassem, mais cedo e rápido colheriam os frutos. Por isso ela amou os números, a matemática e tudo o que se interligava a ela, empregando tempo e devoção. Renata também possuía parte dessa percepção, porém sem pressa. Então se apaixonou pelas letras, os textos, as artes, e sentia prazer neles. Aprofundou-se nas criações, nas tramas, nas entrelinhas, e detalhava-os calmamente.
Bruna era ansiosa e cobrava muito de si, e também dos que cruzavam o seu caminho. Isso foi aumentando à medida que o dinheiro foi diminuído de sua vida. Buscava controlar o nervosismo e a cobrança, contudo, nem sempre conseguia.
Renata era de atitude, mas paciente. Gostava de conversar e, por vezes, se colocava no lugar das outras pessoas. Então atraía para si, de uma forma diferente, a atenção dos outros.
O estopim para essas revelações foi a queda de padrão social, que as retirou de uma vida regalada e próspera e as inseriu numa situação com mais privações, algo com uma provação. A realidade de outrora lhes conferia uma casa em que só quartos eram oito, casa de praia e fazenda, quatro carros do ano na garagem e vários funcionários para servi-las. Agora era tudo diferente. Mesmo numa área de condomínios, a casa de dois andares possuía sete cômodos, além de um sótão e um subsolo. Também possuíam um carro, mas era usado.
Houve severas perdas, tanto financeiras quanto de status, e quem mais sofreu com isso foi Bruna, pois via assim a corrosão de seu futuro, e isso aumentava a sua instabilidade.
Foi por isso que, naquele início de ano, ela fez o anúncio:
— Começarei a estagiar no dia 17 de fevereiro. — Serviu-se de mais purê.
— Tem certeza disso, minha filha? — A pergunta paterna era apenas para se certificar.
— Absoluta! — Para Bruna não havia outra possibilidade.
Os pais se animaram, pois viam na garota características da família: persistência, ambição, atitude. Mais tarde, no quarto, se preparando para dormir, sua irmã expos a preocupação:
— Bruna, não está muito cedo para você entrar no mercado de trabalho?
— Eu teria que começar em algum momento.
— Você está certa — convergiu Renata.
— Assim que surgir uma vaga, eu te indicarei, tudo bem?
Dessa forma, cresciam se diferenciando cada vez mais.

Nenhum comentário:

MI Bahrteau - 006

  — Tudo preparado? — questionou, Nanor , assim que chegou. — Faltam algumas formatações no documento. — Algo muito complexo? — Não, não. É ...