Como Escrever Cenas de Luta - Round II


Round II: Pancadaria Gratuita

O título é auto-explicativo: cenas de luta que acontecem sem um motivo aparente - bom o suficiente - para acontecerem, praticamente ocorrendo mais para gosto do autor do que devido a sua importância para a trama.
O título serve para enfocar algo muito importante: a motivação da luta. Não, não estamos falando no sentido do drama - e ao mesmo tempo, sim - mas o motivo pelo qual os personagens lutarão/estão lutando.
Precisa haver um motivo, nem que seja um "você é um obstáculo que eu preciso transpassar", já está de bom tamanho. Note que isso é válido para cenas de luta que recebem um enfoque maior do que outras. Em lutas importantes, você precisa de um motivo mais além.
E por que é tão importante assim um motivo? Por que a motivação da luta está intimamente ligada a motivação do personagem. E a motivação do personagem para lutar - ou não lutar - influência diretamente em um dos fatores que as pessoas mais esperam de uma cena de luta: credibilidade, torná-la convincente.

Tem coisa pior do que a sensação de estar passando para as linhas a narração de um "Street Fighter" da vida e nada mais, como se cada personagem fosse meramente isso, um personagem de videogame sem capacidade de agir, reagir, pensar, questionar e se adaptar? Deprimente isso, não acha? É importante dar um pouco de atenção aos motivos dos envolvidos, por mais simples que sejam. Pode ser uma luta pela vida, um inimigo que precisa ser vencido ou meramente um "mano-a-mano" para ocupar o tempo ocioso, o que importa é o que faz o personagem estar ali, lutando.

Muitos costumam fazer o personagem ser meramente uma máquina de lutar, que sente prazer pela lutar e nada mais. Não é exatamente um erro essa filosofia, afinal, no contexto do personagem, isso pode ser perfeitamente admissível, o problema é quando se torna um clichê. Lembre-se de que esta é apenas uma - dentre possivelmente outras - cena de luta que você irá descrever, e não um daqueles filmes chineses da Sessão Kickboxer em que toda hora alguém parava no meio da rua para dizer "o seu kung-fu é fraco" e começavam a lutar.

Nenhum comentário:

Ichiria - A Demônia Cega [Sinopse]

  Para manter sua mãe viva, Francisco não mediria esforços. Aceitaria até se comprometer com Clara, a executora de assassinatos que integrav...