Round I: Are You
Ready?
Por mera
observação, podemos dizer que cada escritor parece ter uma facilidade natural
para determinados tipos de cenas. Alguns são ótimos para cenas românticas,
outros desenvolvem muito bem momentos de drama, sofrimento, desespero. Existem
escritores que fazem os leitores terem infartos de tanto rir, outros que fazem
o leitor se sentir na pele do personagem debatendo dilemas e convicções morais.
A tendência é cada pessoa escrever mais sobre aquilo que tem maior facilidade
de escrever, ocasionalmente arriscando coisas diferentes a título de
curiosidade / aprimoramento / desenvolvimento / desafio / estímulo.
Mas... e quando
não temos essa opção?
Volta e meia nos
vemos em uma situação que teremos que fazer algo com o qual não estejamos
acostumador ou - pior ainda - saibamos que não somos muito bons mas, mesmo
assim, teremos que colocar a mão na massa. Por mais que algumas pessoas pareçam
realmente talentosas e versáteis, todos temos nosso ponto fraco, aquele tipo de
cena com o qual não conseguimos trabalhar, o clima que não conseguimos
desenvolver muito bem, o momento que fica perdido no meio do caminho. Isso
acontece com todos os estilos, aqui vamos enfocar as cenas de ação.
Ou melhor dizendo,
a pancadaria (e a ausência dela). Sim, uma cena de pancadaria pode não conter
um soco sequer, e vice-versa. Assim como alguns gêneros, apesar de muitos
acharem que determinadas situações estão implicitas, podem não o ter.
Exemplo básico: Um
texto sobre fantasia medieval, uma aventura básica. Muitos associam Aventura à
Ação - muitos por influência dos filmes/livros épicos - mas uma aventura não
necessáriamente precisa ter uma cena descritiva de ação. A Trilogia de "O
Senhor dos Anéis" poderia ter sido escrita totalmente sem descrever os
combates, apenas informando as partes principais, tais como as forças
adversárias e o resultado final. Na verdade, muitos dos escritores de aventuras
não perdem muito tempo descrevendo detalhadamente os combates, isso é fruto do
cinema e da TV - acham mesmo que Tolkien descreveu METADE das peripécies de
Aragorn e Légolas? - deixando as lutas principais para o caso de necessidade.
Mas o caso é
diferente... VOCÊ precisa escrever uma cena de luta, simplesmente chegou a um
ponto em que, para o desenrolar do seu texto - o que você planejou - dois - ou
mais - personagens terão que se engalfinhar. O motivo, diferente do que alguns
pensam, não é relevante, pelo contrário, torna a cena bem mais interessante.
Mas independente dele, você agora tem um problemão em suas mãos: deixar a coisa
tão interessante quanto qualquer outro texto, fazer com que a cena seja mais do
que uma sequência de repetições no melhor estilo "eu te acertei... não,
você errou... não, eu acertei... não, você errou", parecendo um
"bang-bang" com punhos e chutes.
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