Parte IV: Um Movimento
vale mais do que mil palavras
Mas assim como
muita gente tem dificuldade em escrever uma cena de luta - e principalmente,
não torná-la tediante, praticamente um momento do texto que os leitores terão
que engolir e torcem para terminar logo - muitos têm dificuldade para enfocar o
sentimento do personagem, a luta interior. Isso é normal, acontece, todos têm
seus pontos fortes e suas limitações, da mesma forma que muitos querem partir
logo para o "Mortal Kombat" sem perder tempo com frescuras como
"amor, desilusão e suspense", enfocando objetivos mais simples e
diretos como "A Terra está sendo ameaçada pelas forças do Mal e temos que
enfrentar os invasores no Mortal Kombat!!!!!".
Em suma, menos
Shoujo e mais Shonen.
Lutas silenciosas
são muito comuns, especialmente para quem imagina a cena como um "Indiana
Jones e a última cruzada", com um inimigo a cada sala para ser vencido, e
nada mais. Não é uma questão de deixar o personagem vago, mas de dar um enfoque
diferente ao enredo. Conseqüentemente, acabamos tendo lutas com um tempo de
duração que variam do curto ao mediano, tendo o "chefão final" como
uma grande luta de horas de duração. Textos assim são mais comuns entre quem
está começando a escrever do que nas pessoas que já escrevem e querem tentar
algo novo. E as complicações seguem a mesma lógica! Em muitos casos que vemos
por ai, enquanto quem já escreve trata tal novidade com o maior mimo, medo e
cuidado - praticamente um doce - os que estréiam com tal estilo tendem a serem
pegos pelo mar da euforia e fazerem de tudo para a grande luta que querem
descrever seja tão emocionante e empolgante quanto os filmes/desenhos/jogos que
tem contato.
O chato disso é
que nesses casos, a grande maioria acaba sendo pego pelo "efeito
looping":
"Manoel saltou e chutou Pedro, que se esquivou e bateu
em Manoel, que foi atingido e revidou o golpe, mas Pedro não caiu pra trás e
bateu em Manoel de novo, o qual ficou com raiva e partiu pra cima de Pedro,
batendo muitas vezes nele na velocidade da luz, de tal forma que Pedro queimou
seu Soma e mandou seu Ataque Devastador do Cruzeiro do Sul nele, mas Manoel
elevou seu cosmo ao limite e usou o Golpe Assassino Giratório dos Otakus
ensandecidos das Trevas dos infernos...".
E não se esqueçam
de repetir a seqüência do texto acima umas 3 ou 4 vezes, para terem uma idéia
melhor do que é esse "efeito looping". É o motivo de muitos evitarem
cenas de luta, ou melhor dizendo, fics de obras(anime/mangá/jogos/filmes) de
luta, já que o combate acaba se tornando meramente a repetição de uma das cenas
da obra original, com a desvantagem da falta de imagens e sem a dinâmica
necessária para prender o leitor.
Algumas sugestões
de como evitar isso serão dadas mais a frente. Enfocamos as situações dentro de
uma luta, os personagens envolvidos. Agora, vamos pular para outro ponto
importante: tipos de luta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário